Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Identificar as formas geométricas encontradas no ambiente.
* Propiciar a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das formas.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O reconhecimento das formas geométricas nos diferentes objetos. A diferenciação pelo nome e pela forma.
Estratégias e recursos da aula
1º momento: Em rodinha, perguntar às crianças se conhecem as figuras geométricas e se sabem nomeá-las.
* Pedir para as crianças procurar em sala objetos que lembram as formas geométricas (quadrado, triângulo, círculo e retângulo).
* Logo em seguida, fazer o registro através de desenhos com interferência das formas geométricas.
2º momento: Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as crianças as encontrem.
* Incentivar a dizerem o nome e a cor.
3º momento: Trabalhar a bandeira brasileira.
* Fazer o contorno da bandeira brasileira.
* Cortar vários pedacinhos de papel verde em formato de retângulo, vários amarelos em formato de losango e vários azuis em formato de círculo.
* Montar um mosaico da bandeira.
4º momento: Brincando no pátio:
* Colar no chão um quadrado vermelho, um triângulo amarelo e um círculo azul.
* Ir brincando: meninas dentro do círculo azul... Meninos no quadrado vermelho... Meninas com cabelo preso no triângulo amarelo...
5º momento: As crianças deverão criar com palito de picolé formas geométricas aproveitando para tentar escrever o nome da mesma.
Materiais:
* Formas geométricas.
* Papéis coloridos.
* Palito de picolé.
Recursos Complementares
* Rimas sobre as formas geométricas: educacaodeinfancia.com/rimas-sobre-as-formas-geometricas
Avaliação
Avaliar se as crianças já conseguem reconhecer algumas formas geométricas presentes no ambiente da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário