quinta-feira, 15 de setembro de 2011

sujestões de atividades sobre o corpo

O corpo e suas potencialidades: alongar, correr e relaxar

Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Perceber sensações, limites, sinais vitais e integridade do próprio corpo e do outro;
• Conhecer o alongamento e relaxamento como atividades corporais em que o corpo se movimenta;
• Destacar as diferenças entre a atividade de alongar, correr e relaxar no que se refere aos esforços que o corpo precisa produzir em cada uma;
• Vivenciar uma aula de educação física em que inicie com alongamento, siga com duas atividades em que o correr seja o foco e encerre com um relaxamento
Duração das atividades
A atividade será dividida em diferentes momentos com duração de 10 a 15 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para realização desta aula é necessário que o professor motive as crianças para realização de movimentos variados.
Estratégias e recursos da aula
1º Momento: Sensibilização e problematização do tema
O professor deverá iniciar a aula com alguns questionamentos como:
• Como podemos movimentar nosso corpo?
• O que é alongar o corpo? O que é relaxar o corpo?
À medida que as crianças forem dando suas respostas o professor irá registrando por escrito as idéias iniciais. Em seguida dá algumas orientações em relação as atividades seguintes, como o que irão fazer e ouvir.
2º Momento: Alongamento com música instrumental
O professor irá iniciar a atividade utilizando uma música instrumental para que as crianças relaxem. À medida que a música vai sendo tocado, o professor irá nomear os movimentos a serem realizados durante a atividade para que as crianças reconheçam os segmentos do próprio corpo e explorem as possibilidades de movimento.
3º Momento: Possibilidades de movimento e expressão
O professor poderá, nesse momento, utilizar cartões com as imagens que apresentem posturas corporais diversas e solicitar que as crianças experimentem algumas possibilidades de movimento e expressão do seu corpo.
4º Momento: Relaxamento com música instrumental
Propor que as crianças relaxem o corpo para o encerramento da atividade de movimento/ação do corpo. Para o relaxamento as crianças deverão ser convidadas a deitar no chão ou sobre colchonetes e o professor vai conduzindo as atividades de respiração (inspiração e espiração) e propondo movimentos suaves com os corpo, a fim de que este fique em repouso e completamente relaxado. Ao término da atividade, o professor solicita que, lentamente, as crianças sentem e propõe uma roda de avaliação da atividade realizada pelas crianças.
Recursos Complementares
AYOUB, Eliana. Narrando experiências com a educação física na educação infantil. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 26, n. 3. p. 143-158, maio 2005.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília : MEC/SEF, 1998. (volume 3).
CAPISTRANO, Naire Jane. A Educação Física na Escola Infantil: saberes e fazeres de professores. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992. (Coleção magistério 2º grau. Série formação do professor).
Avaliação
Avaliação da aula com a apresentação e comentário argumentativo do registro destacando o que mais gostou/chamou atenção, o que foi mais fácil e o que foi mais difícil de realizar. Retomar as ideias iniciais das crianças estabelecendo relações entre a vivência e os conceitos

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