quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sujestões de aula tema diminuindo A Agressividade em Sala de Aula

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Desenvolver o respeito e valorizar as diversidades que permeiam os seres humanos;
• Possibilitar a cooperação, a solidariedade, o diálogo e amizade entre todos que compartilham o mesmo espaço;
• Diminuir o grau de agressividade no relacionamento entre as crianças;
• Aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre as pessoas.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Valorizar o respeito, o diálogo, a solidariedade e o fortalecimento de vínculos de amizade que favoreça a convivência entre crianças e professores.
Estratégias e recursos da aula
1º momento: Contar a história do livro

Ninguém é igual a ninguém de Regina Otero e Regina Rennó. Perguntar aos alunos o que entenderam sobre a história e como podemos fazer para respeitar as diferenças entre os nossos colegas. Registrar o desenho da história. (A história mostra como é gostoso a gente ser o que é, sentir o que sente e viver como vive, apesar da opinião dos outros).
2º momento: Na roda da conversa, questionar sobre a importância de sempre observarmos o nosso jeito de ser.
Ressaltar a necessidade de ajudarmos uns aos outros e vivermos sempre em união. Explicar que cada um possui características próprias e como é importante a gente saber respeitá-las. Aproveitar esse momento e sugerir o registro da história realizado em duplas com um desenho feito pelas crianças.
3º momento: Para incentivar uma boa convivência entre as crianças, evitando a agressividade entre elas, propor uma atividade em que a professora fotografe os ambientes de circulação das crianças na escola, como por exemplo: sala de aula, refeitório, banheiro, pátio... Para depois discutir na roda, o que é permitido fazer em cada local. Montar um painel com as fotos e os combinados referentes a cada ambiente feitos pelas crianças e a professora.
Materiais:
Livro de história.
Folha sulfite.
Lápis de cor.
Máquina fotográfica.
**O livro “Ninguém é Igual a Ninguém”, de Regina Otero e Regina Rennó, favorece a discussão sobre a identidade e as diferenças pessoais. O texto se divide em duas partes.
• Na primeira, o personagem Danilo narra as características físicas dos amigos da rua onde mora. Ele conta sobre o gorducho, a negra, o ruivo e como cada um reage quando atingido em sua fragilidade. Em suas reflexões, Danilo percebe que ninguém é igual a ninguém e que cada um tem qualidades a serem aproveitadas.
• Na segunda parte, há um diálogo entre o personagem Tim e o leitor. Esse personagem mobiliza o leitor a pensar sobre si mesmo, lançando questões reflexivas sobre a identidade da criança e seus sentimentos. Desse modo, o livro possibilita à criança desenvolver sua relação intrapessoal e interpessoal. Na relação intrapessoal, ela pode pensar como identifica seu corpo, seus sentimentos e suas possibilidades. Na relação interpessoal, pode tomar consciência do seu olhar sobre o outro e como interage com as diferenças.O professor pode explorar a leitura e diferentes formas de expressão. Como parte do trabalho, é importante socializar as produções dos alunos, por exemplo, montando painéis, publicando pequenos livros, apresentando dramatizações. O texto permite também desenvolver o tema transversal Ética, enfocando o respeito por si e pelo outro.
Recursos Complementares
Sugestão de livro: CASASANTA. Therezinha. Como girafinha flor fez uma descoberta. Editora Brasil.
* Professor este livro é uma outra possibilidade para trabalhar o respeito pelos amigos e a solidariedade.
Avaliação
É necessário que a avaliação seja sistemática e que, em todos os momentos das atividades, os desempenhos, as dificuldades e os avanços encontrados sejam registrados, a fim de aprimorar as etapas posteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário