quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sujestões Para Trabalhar As Mudanças Da Rua do Lugar Onde Vive, Séries Iniciais.

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Trabalhar o conceito de rua;
• Perceber as mudanças ocorridas nas ruas;
• Realizar pesquisas para compreender o antes e o depois;
• Compreender a importância da rua para o funcionamento da cidade;
• Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para que os alunos, nessa aula, possam compreender como o trabalho sobre a rua do bairro, pode favorecer a compreensão sobre as mudanças ocorridas no lugar em que vivem, é necessário que tenham habilidades básicas de leitura e de escrita; exponham suas ideias com coerência, clareza e objetividade; consigam trabalhar em grupo e interajam com o laptop Classmate.
Estratégias e recursos da aula
1ª Atividade:
Professor, para iniciar essa atividade divida a turma em dois grandes grupos e providencie a cópia do texto da música “Se essa rua fosse minha” e o texto de Eduardo Amos chamado “Se essa rua fosse minha”.
Cada grupo trabalhará com um texto seguindo as suas instruções.
Peça ao grupo do texto da música que faça a leitura silenciosa da mesma e depois solicite que cante para a turma. Se os alunos não souberem a canção leve um CD e deixe-os ouvir.
Se Essa Rua Fosse Minha
Cantigas Populares

Se essa rua
Se essa rua
fosse minha
Eu mandava
Eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas
Com pedrinhas de brilhante
Só pra ver
Só pra ver meu bem passar
Nessa rua
Nessa rua
tem um bosque
Que se chama
Que se chama
solidão
Dentro dele
Dentro dele mora um anjo
Que roubou
Que roubou meu coração
Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
Tu roubaste
Tu roubaste o meu também
Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
Foi porque
Só porque te que
Em seguida, o outro grupo deverá fazer a leitura do texto. Primeiramente a leitura deverá ser silenciosa e posteriormente oral para toda a turma ouvir e apreciar.

SE ESSA RUA FOSSE MINHA
“Se essa rua fosse minha,
Não mandava ladrilhar.
Não deixava botar pedras,
Não deixava asfaltar.
Deixaria o chão de terra,
Ou talvez plantasse grama.
Encheria as calçadas de flores,
Um vasinho em cada poste.
(...)
Se essa rua fosse minha,
Eu não moraria sozinho.
Eu chamaria muita gente,
Pra morar aqui pertinho.
Chamaria um monte de amigos,
Alguns parentes, E até o meu irmão.
São todas pessoas queridas,
Que eu gosto muito
E amo do fundo meu coração”.


Após esse momento, indague os alunos:

• O que significada a palavra ladrilhar?
• Qual a diferença entre o conteúdo da música e do texto?

Prepare uma folha de papel em branco e distribua uma para cada aluno, coloque a turma em roda e formule a seguinte questão: O que cada um de vocês faria na sua rua? Fechem os olhos e tentem imaginar.
Em seguida conte para a turma o que imaginou. Depois faça um desenho representando a sua ideia.

2ª atividade:
Professor, providencie algumas imagens de diferentes tipos de rua e apresente aos alunos. Se preferir, utilize o laptop Classmate conectado à internet para procurar as imagens, seguindo os seguintes passos: Mozila Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). No campo de endereço peça para digitarem com atenção os sítios abaixo:


Veja:

RUA DE TERRA

http://sites.google.com/site/ademirarteemtela/

RUA DE PARALELEPÍPEDOS

http://ararasvirtual.com.br/museu/historiasdasruas.htm

RUA DE MOSAICO

http://www.conclavepisos.com.br/produtos.html

RUA DE BLOCOS DE CONCRETO HEXAGONAIS

http://www.4freetextures.com/pt/Pavimento_Hexagonal-image-ed46cf7e72f8d69646f6050ad7a657aa.html

Em seguida, proponha algumas questões sobre essas imagens, você poderá registrar no caderno de Geografia..

• As ruas visualizadas são iguais? Justifique.
• Quais outros tipos de rua você conhece?
• Alguma das ruas demonstradas se parece com a sua?

Professor explique aos alunos que as ruas são vias públicas e têm nomes que as identificam, facilitando sua localização. É muito comum encontrarmos ruas com nomes de pessoas, árvores, flores, pássaros, cidades, países, fatos históricos, datas, números, letras, dentre outros.
Questione:

• A rua aonde você mora tem nome?
• Qual é?
• Porque ela recebeu esse nome?

Professor, solicite que pesquisem se no bairro aonde moram existe alguma rua que tem o nome de uma data ou acontecimento histórico importante. Depois socialize com a turma.

VAMOS INVESTIGAR?
Professor, para os alunos conheceram melhor a sua rua proponha uma investigação sobre alguns aspectos da mesma. Observe o roteiro abaixo:

COMO É A SUA RUA

O que você vai saber: aspectos importantes da sua rua, que fazem dela diferente de todas as outras da cidade onde mora.
Como você vai saber: observando como é a sua rua e elaborando no caderno de Geografia uma ficha com as informações coletadas.

FICHA DE PESQUISA

Sua Rua:

É pavimentada?
É sem saída?
É longa ou curta?
É larga ou estreita?
É arborizada?
Tem estabelecimentos comerciais?
Tem fábricas?
Tem mão única ou mão dupla de tráfego?
É plana ou inclinada?
É tranquila ou movimentada?
Tem semáforos?
Tem cestos de lixo?
Tem iluminação pública?

O que poderia ser melhorado na sua rua? _____________________________________________________________________
Como você, sua família e vizinhos poderiam contribuir para essa melhoria? ________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário